sexta-feira, junho 16, 2006

"INFUNDÍBULA CRONO-SINCLÁSTICA – Imagine que seu papai é o homem mais sábio que existe na terra, conhecedor de todas as verdades. Agora imagine outra criança em outro planeta, igualmente bonito, situado a milhões de anos-luz, cujo papai é tão sábio quanto o seu.Ambos são sábios e ambos são donos da verdade.
Não obstante, se os dois se encontrarem terão discussões terríveis, não havendo acordo possível.Você pode dizer que seu papai é quem está com a verdade, mas o Universo é imenso e há espaço suficiente para inúmeras pessoas estarem certas e donas da verdade. A razão pela qual ambos os papais podem estar certos e ainda sim discutirem é que existem diversas maneiras de se estar certo.Entretanto, há lugares no Universo em que cada papai pode captar a verdade dos outros papais; em tais lugares todas as espécies de verdades se unem como as peças do relógio solar de seu papai.Chamamos tais lugares de infundíbula crono-sinclástica. O sistema solar parece ter inúmeras infundíbulas. Temos certeza de que uma delas fica entre Terra e Marte porque um homem e seu cão lá estiveram.
Você pode imaginar como seria bom viajar para uma infundíbula crono-sinclástica e presenciar todas as diferentes maneiras de se estar certo, mas isso é muito perigoso.O pobre homem e o seu cão estão vagando não só através do espaço como também através do tempo.
Crono significa tempo. Sinclástica significa mover-se em curva para o mesmo lado em todas as direções, como a casca de uma laranja. Infundíbula é o que os antigos romanos como Júlio César e Nero chamavam um funil.Se você não sabe o que é um funil, peça à sua mamãe lhe mostrar um."

14 comentários:

A grávida disse...

a realidade é a única verdade, eu acho...

Anônimo disse...

. . .Quanto ao funil,eu perguntei pra minha mãe,mas ela respondeu com um "vai tomar no funil",agora fiquei ainda mais confuso!

Anônimo disse...

Pq as pessoas se ludibriam tanto com apenas uma verdadade?

A grávida disse...

pq ninguém consegue viver apoiado na realidade, eu acho... ela é ácida demais pra ser encarada. não é bonita, nem feia, é ácida e implacável.

Anônimo disse...

de que adiantaria viver apoiado na realidade,sendo que ela seria e é apenas reflexo da sua verdade?

Anônimo disse...

Uma única verdade,foi isso que quis dizer,sem importar se com as demais,nem mesmo olha las...

A grávida disse...

entendi... mas eu quis dizer q os fatos são a única verdade... isso sem vc tomar suas verdades como absolutas, e nem as dos outros, enfim, vc não ser uma pessoa sugestionada por fatores internos e nem externos, só se apoiar nos fatos pra tirar conclusões e chegar na verdade... ah, eu ja desisti, nao consigo fazer isso.

Anônimo disse...

Aproveitando o oportunidade,caso não tenha visto,veja "Blow up"(aqui no brasil,cretinamente lançado como "Depois daquele beijo"),tem a ver...

A grávida disse...

ah, tá.. ja li sobre... so nao vi ainda.

Shaula disse...

Sabe, quanto a se apoiar nos fatos, acho que nem isso leva à verdade.
Uma fato, como todo o resto, vai depender de qual lado você olha.
Isso porquê, mesmo algo concreto e real vai precisa de alguém para olhá-lo e analisá-lo.
Sem isso, sem alguém que faça isso, o fato não existe.
Ao se apoiar no fato para chegar na verdade, você vai tirar conclusões e isso vai variar de acordo com a a história pessoal de cada um.
Com isso, pode-se dizer, que um fato levará apenas à verdade pessoal e não à uma verdade universal.

A grávida disse...

entao, ai q tá o problema... os fatores internos e externos... ai q eu queria chegar, por isso q existem "várias verdades"
nossa, a gente faz dos comentários um msn... haushuiahuisa

Anônimo disse...

Infundíbula também é o nome dado aos sacos alvéolicos abertos e repletos de ar, que se apresentam, em algumas doenças, em diversas regiões corpóreas, mais comum, nos pulmões e coração.(No caso de aparecerer no coração a nomenclatura é infundíbula cardio-..., sendo "..." o local onde se encontra, como: infundíbula cardio-vascular, no caso de estar em algum vácuolo, ou vaso cardíaco)

Suzanna Ferreira disse...

Taí um texto q eu queria ter escrito!
Q o super ego infle!
=)

Shaula disse...

Bom, agora que todas as discussões possíveis foram feitas, vamos aos créditos:

Esse texto é um trecho do livro "As Sereias de Titã" de Kurt Vonnegut Jr. que conta a história de Wiston Rumfoord e seu cachorro Kazak, aprisionados numa infundíbula crono-sinclástica, que invade a Terra com seu exército marciano e cria uma nova religião. Fala também sobre Malachi Constant que, sem saber como, ingressa nesse exército marciano e depois é exilado em Titã,uma das luas de Saturno.

Nonsense absoluto, vale muito a pena ler.