terça-feira, julho 25, 2006


Estava revirando umas caixas guardadas. Encontrei tantas lembranças, tantas. Várias cartas de amigos, amigas, antigas pessoas que fizeram ou que fazem, parte da minha vida.
Estranho isso, ver coisas que um dia foram importantes. Pegar um papel e vir à tona frases, olhares, toques, cheiros, tudo de volta. Eu gosto e não gosto disso. É bom lembrar, é ruim a sensação de perda, de fracasso.
Estava relendo algumas coisas. Coisas boas e ruins. Minhas e de outros. De outra fase minha e dos outros. Cartas loucas e sem nexo. Ou contando notícias e fazendo promessas de um breve reencontro nunca realizado.
As palavras antigas foram o que mais me surpreenderam. Belos poemas de morte e depressão. De perda e dor. De sofrimento, loucura, insensatez.
Cheguei, definitivamente, à conclusão que não sou tão profunda assim. Eles não me comovem. Não os poemas românticos no sentido literário da palavra. Ou, quem sabe, eu seja realista demais. Eles não me atingem. Não vou negar que goste de poetas trágicos e românticos. Eu adoro. José de Alencar, Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias. São ótimos.
Mas de resto, pessoas comuns, maníacos-depressivos, eles me cansam. São temas batidos, não existe mais coisas novas a se falar. Os temas são sempre os mesmos: dor, sangue, noites frias, gatos, lua, brancura, suicídio, loucura, morte, ódio, solidão, inferno, alma, Deus e o Diabo, vinho, cemitério, facas, cortes, amores impossíveis. Não tem mais o que explorar. Eu sei que tudo o que dizemos, um dia, já foi dito, mas devemos ao menos tentar falar de modo diferente, porém nesses poemas não,o formato é sempre o mesmo. Sempre começa com a dor e sempre acaba com a desilusão, a morte, o desamparo.
Já escrevi coisas do tipo, mas parei logo, percebi que o que eu falava já haviam falado antes e para alguém que escreve, mesmo que por diversão, que graça há em repetir algo? E, nesse estilo, escolhi escrever principalmente textos sensuais, contos,inspirados descaradamente em coisas como "Solfiere".
Quem sabe eu não consiga sentir as coisas com tanta intensidade, talvez eu seja apenas alguém que deixa tudo passar, que só observa os sentimentos e não tenta se lamentar do que se foi nem espera o que virá, que se senta na beira do riacho da vida e vê o rio passar lentamente e que, às vezes, joga uma pedra bem no meio e fique olhando a água se agitar e depois se acalmar sem tomar partido.

Queria saber se isso é bom ou ruim...

6 comentários:

Unknown disse...

é ruim (nem li o q tu escreveu)

Anônimo disse...

"dor, sangue, noites frias, gatos, lua, brancura, suicídio, loucura, morte, ódio, solidão, inferno, alma, Deus e o Diabo, vinho, cemitério, facas, cortes, amores impossíveis..."

ai, até q enfim alguém q pensa como eu. e não é questão de ser insensível, sabe? mas esse blablabla todo sobre loucura, gatos q passeiam em cima de muros ao luar, etc, etc, CANSA!

a questão não é ser original. pq hj em dia o que não é batido, não é mesmo? já se falou sobre tudo... a questão é SABER FALAR AS COISAS DE UM JEITO DIFERENTE (uma coisa muito com sentido que aprendi na 'fabulosa faculdade de jornalismo'). e os suicidas de plantão não sabem fazer isso. é sempre a meeeeeeesma coisa.

enfim, gostaria que as pessoas dessem férias aos suicidas. eles me dão sono.

Anônimo disse...

o comentário ai em cima foi meu. sei lá pq diabos apareceu assim.

Suzanna Ferreira disse...

Releituras...
Novas formas de escrever sobre as nossas angustias e nosso inferno..
Tarefa complicadissima para quem quer acabar realmente com tudo, e necessita de animo para criar algo novo...
mas sempre há superação na dor...

Monique K disse...

nem bom .. nem ruim .. seu ... soh isso ...

bom preciso comentar q na hora que li o post passado pelas três primeiras linhas jah percebi q era da nana mas num dava pra coemntar o blogger tava de rosca ...
hehehe

Shaula disse...

É, a questão não são os temas em si,é a forma.É sempre a mesma coisa.Você pega um poema e tem a impressão que já leu aquilo.Não é transmitido de forma diferente.Até as sobreposições de palavras e arranjos são quase idênticos.

E isso também me cansa muito, não tenho paciência.