terça-feira, julho 18, 2006


Eu já amarrei o bicho-papão num poste. Procurei um chifre para o Vingador. Papai Noel ficou amigo do Jack por minha causa. Peguei colorite. Fui morta pela inquisição. Brinquei de ciranda com as palavras. Cortei abóboras para o Dia das Bruxas. Inventei pessoas que inventaram poemas. Li poemas do avesso. Fingi que era a princesa no castelo e a puta na esquina. Fui o palhaço de cara branca e o namorado que não goza. Fui o homem misterioso e a mulher enredada em sua teia. E também a louca e a santa. Já mandei cartas ao acaso e outras importantes. Subi na torre do relógio e senti as pernas tremerem por mais de meia hora. Já fui o menino crescido que brincava de carrinho. O graveto que corria do dragão. O observador crítico, o vagabundo, o poeta. Segundo dizem as más línguas, sou criadora de um ser mais velho que eu. Teria criado-o em uma vida passada e não me permiti encontrá-lo. Nessa vida, por ironia do destino, da maneira mais improvável, o conheci. E criei seu mais novo caso.
Porém, ainda não fui o vilão impiedoso. A criança balbuciante. O louco que chuta postes. O amante traído. A dona de casa amável. Não amei todos da quadrilha. Nunca tive um final muito trágico, muito menos o tão adorável final feliz. Ainda não fui o bêbado entendedor de Fernando Pessoa.
Nesse lugar-comum do ser ou não ser, fui e não fui o tudo e o nada. Antes, bem antes, eu fui você, que roubou o seu "eu" de outros. No vai e vêm de pessoas não fui, não sou e nunca serei.

7 comentários:

Anderson. disse...

Quem seriam as más linguas?

Anderson. disse...

Dostoievski seria um cult sem fronteiras,recomendo,boemios o adoram...bebados tbn

Anderson. disse...

Por onde anda o Waitman?

Paulinha Barboni disse...

Dostoiévisk é um estilo de literatura agressiva, nua, um tanto quando fria e calculista eu acho!! Já leu crime e castigo?? Descrição da morte e da podridão humana parecem que vão saltar do livro.

Eu acho que somos muita coisa e ao mesmo tempo não nos damos conta disso. Somos o bem e mal unidos pelos laços da anisiedade vital e enigmática que nos ronda..

Nossa, que coisa! rs

Shaula disse...

Vc acredita que ainda não li nada dela?

Falha minha, total vagabundagem...
Acho que terei que viver,no mínimo,uns 300 anos para conseguir ler tudo o que quero.

E sobre o Waitman,nossa, que saudade dele.Pensar que eu perverti o pobre do garoto....

Shaula disse...

Errata:

Vc acredita que ainda não li nada delE?

Anônimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»